<< Voltar
Paulo Câmara e o Voto Aberto

Paulo Câmara e o Voto Aberto

Salvador tornou-se a primeira capital do Brasil a adotar esta prática. Antecipou-se às movimentações do Congresso Nacional pelo fim do voto secreto no Parlamento.

Em 2013, ao ser eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, a primeira providencia de Paulo Câmara foi apresentar o Projeto de Resolução que extinguiu o voto secreto na Casa. Já em 2013 com o momento político delicado, a população clamava por transparência. Não cabia mais um político se esconder atrás do voto.

Em realização seguinte ao Voto Aberto implementou a TV Câmara em canal aberto e sinal digital, ampliando a transparência e dando ao cidadão a oportunidade de acompanhar par e passo o movimento legislativo.

Ele achava que cada cidadão precisava saber a posição do seu vereador. Precisava saber se ele lhe representava de verdade, se sua posição ao votar era a mesma do seu discurso. As definições da Câmara influem na vida da população e o vereador não deve se esconder atrás de uma urna.

Paulo Câmara ocupou a presidência da Câmara de Salvador por quatro anos e ao deixar o cargo em 2016 a Casa contabilizava melhorias como por exemplo, a implantação do Pregão Eletrônico resultando uma considerável economia e a devolução de 25 milhões à Prefeitura de Salvador que puderam ser revertidos em benefícios para a cidade. Essa foi a maior devolução da história da Casa.

Em 2017, Paulo Câmara licenciou-se da vereança em Salvador para assumir a Secretaria de Assuntos Federativos, em Brasília, onde, por onze meses, promoveu a interlocução entre Municípios e o Governo Federal, assegurando recursos para impulsionar o desenvolvimento de várias localidades da Bahia. No caso de Ibicaraí, foram 2 milhões e 700 mil reais de recursos alocados que o Prefeito Lula Brandão reverterá em benefícios para a população.

Atualmente pre candidato a Deputado Estadual, Paulo Câmara foi homenageado, em Teixeira de Freitas, no dia 29 último, na festa do 26º Destaque Empresarial, como troféu de “político destaque”.

Matéria do site Tribuna de Ibicaraí.
Link: http://www.tribunadeibicarai.com.br/2018/07/paulo-camara-e-o-voto-aberto.html