<< Voltar

Minha História

Meu nome é Paulo Sérgio de Sá Bittencourt Câmara. Nasci em 07 de novembro de 1972, em Salvador. Fiz Faculdade de Economia pela Universidade Federal da Bahia, sou casado e tenho dois filhos.

O início da minha trajetória na vida pública foi em 1998, quando exerci o cargo de coordenador de Ações Governamentais no primeiro governo do ex-prefeito Antonio Imbassahy. Em seguida, entre 2000 e 2004, já no segundo mandato do prefeito reeleito, passei a subsecretário de Descentralização Regional da Prefeitura de Salvador, aplicando os recursos municipais na manutenção da infraestrutura urbana e atendendo às demandas de serviços nas diversas áreas, além de negociar com as lideranças comunitárias para otimização do atendimento.

Entre 2005 a 2008 estive como suplente e apresentei projetos em defesa do meio ambiente. De 2009 a 2012, ainda como vereador, ocupei o cargo de Corregedor Geral da Câmara, apresentei um projeto de lei dando caráter permanente à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e institui a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate à Violência Sexual às Crianças e Adolescentes.

Filiado ao PSDB, exerci o cargo de presidente da Câmara Municipal de Salvador nos biênios 2013-2014/2015-2016, restituindo mais de 25 milhões de reais à população – considerada a maior devolução da história no município. Em 2017 fui o vereador eleito com o maior número de votos na região Norte/Nordeste, com 18.432 votos.

Minhas proposições parlamentares visam à melhoria da qualidade de vida da população, tendo como prioridades o desenvolvimento sustentável, o combate à violência contra a mulher e à violência sexual contra crianças e adolescentes, a preservação dos direitos do idoso e o incentivo ao microempreendedor.

Sou autor do projeto IPTU Verde, que já é uma realidade em Salvador, ao incentivar imóveis residenciais, comerciais, mistos ou institucionais a realizarem ações e práticas de sustentabilidade em suas construções. Em troca disso oferece descontos no IPTU, de acordo com suas realizações e sua pontuação no Programa de Certificação Sustentável. Em 2015, este projeto colocou Salvador entre as 100 cidades mais sustentáveis do mundo, o que credenciou o projeto a ser premiado na 21ª Conferência do Clima (COP 21), realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015, em Paris, na França.

Também defendo a transparência na Casa Legislativa. Através de um projeto de lei de minha autoria, implantei o voto aberto na Câmara de Vereadores de Salvador. Para o combate efetivo da violência contra a mulher, propus a criação do Botão Maria da Penha e do aplicativo para smartphone, ferramenta importante e inovadora no combate à violência contra a mulher em Salvador e na Bahia. Também criei o projeto Maria da Penha Vai às Escolas, que propõe a criação de material didático e ações que tratem de uma forma lúdica, dentro do ambiente escolar, o tema da violência doméstica contra as mulheres.

Outra proposição é a afixação nas salas de aula das escolas da rede estadual e municipal, de placas com o número do Disque 100, juntamente com a explicação da sua funcionalidade, que é receber denúncias de maus-tratos, violência contra crianças e adolescentes, negligência, entre outros crimes.

Elaborei os projetos que criam a Semana Municipal de Proteção aos Animais, a Frente Parlamentar de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil, e que instituiu a concessão de alvará definitivo para microempreendedores individuais. Fui ainda responsável pela implantação da coleta seletiva de lixo em shoppings centers e elaboração do projeto que obriga as academias de ginástica a ter equipamentos para aferir pressão arterial.

Outra iniciativa é a TV Câmara Salvador em sinal aberto e digital para toda a capital baiana e região metropolitana, através do canal UHF 61.4. Em 2014, a TV câmara passou a integrar a Rede Legislativa de Rádio e TV Pública Digital. Além da TV aberta, o sinal da TV Câmara pode ser acessado pela internet, através do portal da Câmara de Vereadores – www.cms.ba.gov.br/tvcamara – ou via TV por assinatura, pela operadora SIM, Canal 10. Assim o cidadão vai poder acompanhar e participar ativamente dos atos da Câmara Municipal, que influenciam na vida de todos.

Em 2018 me apresento como Candidato a Deputado Estadual.